“A Aula de Dança” (1871-1874), Edgar Degas


Por Sidney Falcão

O pintor francês Edgar Degas (1834-1917), um dos mestres do Impressionismo, costumava frequentar o Teatro Ópera de Paris, não apenas como espectador em dias de espetáculo. Ele gostava também de frequentar os bastidores daquele célebre teatro, em especial, os ensaios das aulas das bailarinas. O hábito de ver aquelas aulas acabou despertando em Degas a ideia de fazer das bailarinas um tema para a sua arte, a partir de 1870. 

Dali em diante, Degas dedicava horas desenhando aquelas bailarinas, capitando da melhor maneira possível, os seus movimentos. No entanto, não interessava para Degas desenhar ou pintar as bailarinas dançando para o público sob as luzes glamurosas dos espetáculos. Interessava para ele retratá-las nos ensaios, nos momentos preparatórios, na intimidade, registrando nas suas telas e desenhos, as expressões de concentração, de cansaço e o esforço nos treinamentos, repetindo cada movimento após algum erro cometido. Assim como as bailarinas treinavam ao máximo para chegarem à perfeição, Degas fazia o mesmo com a sua arte ao retratá-las, ao reproduzir por meio desenhos e pinturas os movimentos que elas faziam. 

“A Aula de Dança” é uma das mais conhecidas pinturas de Edgar Degas com a temática das bailarinas. Nela, vemos as bailarinas ensaiando sob a orientação de uma única figura masculina presente na tela, Jules Perrot (1810-1892), consagrado coreógrafo francês e amigo de Degas. O ângulo de visão da obra é de quem está presente no salão assistindo ao ensaio das bailarinas, como era o caso de Degas. Algumas bailarinas estão atentas às orientações do mestre, enquanto outras mais atrás, estão sentadas, como se estivessem aguardando a vez de ensaiar ou descansando após um exaustivo ensaio. Mais ao fundo, algumas figuras humanas com roupas diferentes das bailarinas seriam as mães delas, ali presentes para assistir às aulas de dança de suas filhas. 

O piso e as paredes na diagonal, acentuando a perspectiva da pintura, mais o recorte e a maneira como Degas compôs os elementos na tela, mostram a influência da fotografia na arte do pintor impressionista francês. Degas nutria interesse na fotografia, tecnologia que naquele momento do século XIX estava em franca ascensão. Exames de raio X nas camadas de tinta da pintura, descobriram que algumas figuras teriam sido removidas de posição por Degas, no intuito de buscar uma melhor composição para a obra.  

Embora Degas tivesse começado a pintar “A Aula de Balé” em 1871, ele sói viria a concluir a pintura em 1874. Degas havia interrompido a pintura desta tela para atender o pedido de um cliente para pintar um quadro de tema e título semelhantes. Somente três anos depois foi que Degas retomou e concluiu “A Aula de Balé”.   

Ficha técnica

Título: “A Aula de Dança”

Artista: Edgar Degas

Ano: 1871 a 1874

Técnica: Óleo sobre tela

Dimensões: 85 X 75 cm

Localização: Museu d’Orsay, Paris, França


Referências:

Great Paintings: The World's Masterpieces Explored and Explained -  2011, DK Publishing

www.musee-orsay.fr

wikipedia


Comentários