-"Primeira Missa no Brasil"(1861), Victor Meirelles



Por Sidney Falcão


O pintor catarinense, Victor Meirelles (1832-1903), foi um dos mais importantes artistas da pintura acadêmica brasileira, cujo auge, foi a segunda metade do século XIX.

Natural da cidade de Desterro (atual Florianópolis), Meirelles foi um aluno brilhante da Academia Imperial de Belas Artes, do Rio de Janeiro. Tal brilhantismo, rendeu como prêmio ao jovem aluno, em 1853, uma viagem a Paris, onde iria aperfeiçoar a sua pintura e ter contato de perto com a arte neoclássica francesa, que era a grande referência artística para o mundo ocidental, incluindo aí o Brasil. .

Meirelles permaneceu na capital francesa por oito anos, mas também chegou a visitar outras cidades européias como Havre, na França, Roma e Veneza, na Itália. Mesmo morando em Paris, Meirelles mantinha contato com amigos do Brasil. Por sugestão de seu antigo professor da academia, Manuel de Araújo Porto Alegre, Meirelles pintou em 1861, a “Primeira Missa no Brasil". 

A obra retrata como teria sido a primeira missa no Brasil, celebrada frade português Henrique de Coimbra, em 26 de abril de 1500, na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia. Meirelles teve principal referência para conceber o quadro a carta escrita por Pro vaz de Caminha ao Rei de Portugal, D. Manuel I (1469-1521) descrevendo descrevendo não só como foi realizada a missa como também a chegada da esquadra portuguesa à costa brasileira, sob o comando do navegador português, Pedro Álvares Cabral (1467-1520). 

Ainda em 1861, a tela foi selecionada para a exposição no Salão da Academia de Paris, onde foi exposta. Victor Meirelles foi o primeiro brasileiro a expor naquele tradicional salão de artes. As grandes dimensões e a riqueza de detalhes, causaram um grande impacto no público presente, e a exposição da pintura foi um grande sucesso. Com o êxito da obra na Europa, o artista foi agraciado com a Imperial Ordem da Rosa, concedida pelo Império Brasileiro. Em 1876, a tela foi uma das escolhidas para representar o Brasil na Exposição Universal da Filadélfia, Estados Unidos.

Considerada como a grande obra-prima da carreira de Victor Meirelles, “Primeira Missa no Brasil” faz parte de uma época em que o país buscava firmar-se como uma jovem nação independente perante o mundo. Para tanto, o Império Brasileiro, sobretudo, na gestão do imperador Dom Pedro II, procurou incentivar as artes e as ciências, numa tentativa de tornar o país mais desenvolvido culturalmente, ainda que naquele momento fosse sustentado pela mão de obra escrava.

Ficha técnica
Título: " Primeira Missa no Brasil",
Artista: Victor Meirelles
Ano: 1861
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: , 268 X 356 cm
Localização: Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil

Comentários