“Adoração dos Reis Magos” (1506) Vasco Fernandes


Por Sidney Falcão

Seu nome verdadeiro era Vasco Fernandes, mas tornou-se um ícone da pintura quinhentista portuguesa como Grão Vasco (1475-1542). Vasco executou trabalhos célebres como o retábulo da Sé de Lamego (Portugal) e “Pentecostes”, retábulo para o Mosteiro da Santa Cruz, em Coimbra (Portugal).

A arte de Vasco Fernandes tinha uma forte influência da pintura flamenga e da pintura renascentista italiana. “Adoração dos Reis Magos” figura entre os seus trabalhos mais importantes, onde se nota as influências citadas, sobretudo a italiana. No entanto, um detalhe na obra chama a atenção do espectador e torna-a diferente das outras obras do mesmo tema. Dos três reis magos, o rei negro Baltazar é substituído por um índio brasileiro, uma clara referência à chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, ou seja, seis anos antes da conclusão desta pintura. 

O traje do nobre índio representado é um misto de elementos indígenas com europeus, que ainda segura numa mão, um presente para o Menino Jesus e na outra, uma típica lança indígena. O cocar sobre a cabeça, não deixa dúvidas de que se trata de um índio brasileiro, dando à obra um grande valor não só artístico como também histórico. 

Outro dado curioso na cena, é que há quem afirme que o rei mago ajoelhado diante do Menino Jesus seria Pedro Álvares Cabral, e que este seria o seu retrato mais fiel. 

Boa parte das pinturas de Grão Vasco está no Museu Grão Vasco, em Viseu, Portugal, e que recebe esse nome em sua homenagem.

Ficha técnica
Título: -“Adoração dos Reis Magos”
Artista: Vasco Fernandes
Ano: 1506
Técnica: Óleo sobre madeira
Dimensões: 130,2 X 79 cm
Localização:  Museu Grão Vasco, Viseu, Portugal


Comentários