"Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte" (1886), George Seurat.


Por Sidney Falcão

Em 1886, os impressionistas organizaram a sua última exposição coletiva. Nessa última exposição coletiva, dois jovens pintores, George Seurat (1859-1891) e Paul Gignac (1863-1935), mostraram através das suas telas, uma nova proposta técnica que renderia um novo desdobramento no movimento impressionista: o Pontilhismo.

O Pontilhismo, também chamado de Divisionismo, é uma ramificação impressionista cuja técnica, consiste na justaposição de pontos coloridos proporcionando uma mistura cromática na retina do observador.

Igualmente a Signac, Seurat prosseguiu incessantemente as pesquisas iniciadas pela primeira geração de impressionistas sobre os efeitos da luz solar nos objetos e as alterações que ela provoca nas cores da natureza. Contudo, o que diferenciava a pintura dos dois artistas da dos pioneiros impressionistas, é a técnica de execução. Ao invés das pinceladas dos primeiros impressionistas, Seurat e Signac desenvolveram o sistema de minúsculos pontos uniformes, daí o nome Pontilhismo.

Uma das obras mais significativas do Pontilhismo é "Tarde de Domingo na Grande Ilha de Jatte", considerada a mais importante da carreira de Seurat.

Para executar "Tarde de Domingo na Grande Ilha de Jatte", Seurat levou dois anos para a sua conclusão. O artista francês elaborou dezenas de esboços, entre desenhos e pinturas. Seurat foi ao local com frequência para lá mesmo fazer seus esboços e assim, captar da melhor maneira possível os efeitos da ação da luz sobre o lugar.

Iniciada em 1884, a tela foi concluída em 1886, e nesse mesmo ano, ela foi exposta na última exposição coletiva impressionista, juntamente com outras obras de Seurat.

Ficha técnica
Título: -"Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte"
Artista: George Seurat
Ano: 1886
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 207,6 x 308 cm
Localização:  The Art Institute, Chicago, EUA

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