"Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte" (1886), George Seurat.
Por Sidney Falcão
Em 1886, os impressionistas organizaram a sua última exposição coletiva. Nessa última exposição coletiva, dois jovens pintores, George Seurat (1859-1891) e Paul Gignac (1863-1935), mostraram através das suas telas, uma nova proposta técnica que renderia um novo desdobramento no movimento impressionista: o Pontilhismo.
O Pontilhismo, também chamado de
Divisionismo, é uma ramificação impressionista cuja técnica, consiste na
justaposição de pontos coloridos proporcionando uma mistura cromática na retina
do observador.
Igualmente a Signac, Seurat
prosseguiu incessantemente as pesquisas iniciadas pela primeira geração de
impressionistas sobre os efeitos da luz solar nos objetos e as alterações que
ela provoca nas cores da natureza. Contudo, o que diferenciava a pintura dos
dois artistas da dos pioneiros impressionistas, é a técnica de execução. Ao
invés das pinceladas dos primeiros impressionistas, Seurat e Signac
desenvolveram o sistema de minúsculos pontos uniformes, daí o nome Pontilhismo.
Uma das obras mais significativas do
Pontilhismo é "Tarde de Domingo na Grande Ilha de Jatte", considerada
a mais importante da carreira de Seurat.
Para executar "Tarde de Domingo
na Grande Ilha de Jatte", Seurat levou dois anos para a sua conclusão. O
artista francês elaborou dezenas de esboços, entre desenhos e pinturas. Seurat
foi ao local com frequência para lá mesmo fazer seus esboços e assim, captar da
melhor maneira possível os efeitos da ação da luz sobre o lugar.
Iniciada em 1884, a tela foi
concluída em 1886, e nesse mesmo ano, ela foi exposta na última exposição
coletiva impressionista, juntamente com outras obras de Seurat.
Ficha técnica
Título: -"Tarde de Domingo na
Ilha de Grande Jatte"
Artista: George Seurat
Ano: 1886
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 207,6 x 308 cm
Localização:
The Art Institute, Chicago, EUA
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