“O Derrubador Brasileiro” (1879), Almeida Júnior
Por Sidney Falcão
Natural da cidade de Itu, interior
paulista, José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899) bem que poderia ter sido
tão somente mais um humilde lavrador na pacata cidade onde nasceu. O fato de
ter nascido com o talento para a pintura, abriu portas para o jovem artista,
que através da ajuda daqueles que acreditavam na sua arte na cidade natal,
custearam a sua viajem ao Rio de Janeiro, onde foi estudar na Academia Imperial
de Belas-Artes, tendo como seus mestres, gente do quilate de Victor Meirelles e
Pedro Américo, dois legendários artistas da pintura acadêmica brasileira.
Concluído os seus estudos, retornou a
Itu - e por sorte ou destino – durante a passagem de D.Pedro II por aquela cidade, o imperador
encantou-se com a sua arte e o agraciou com uma espécie de bolsa de estudos para aprimorar a sua arte na Europa. Foi estudar na École National Supérieure
des Beaux-Arts, em Paris, França, onde foi aluno de Alexandre Cabanel (1823-1889).
Foi na sua estadia em Paris que
Almeida Júnior executou “O Derrubador Brasileiro”, uma das suas mais
importantes obras. O quadro é um típico exemplo da arte de Almeida Júnior, que
retratava em suas obras o universo rural e a vida cotidiana do povo
brasileiro. Mesmo tendo frequentado importantes academias de artes, estudado no
exterior, suas origens interioranas pareciam intactas na sua memória. O campo
estava presente na sua mente e na sua alma de artista.
Almeida Junior num autorretrato. |
Em “Derrubador Brasileiro” vemos um
homem repousar encostado numa grande rocha, após exercer um árduo trabalho.
Descansa com seu cigarro de palha entre os dedos da mão direita e olha
tranquilamente o pequeno riacho que corre entre as pedras. O homem que descansa
é forte, rude, de aparência cabocla, a face do homem brasileiro, mestiço, nem
branco e nem índio. A musculatura definida, as mãos grosseiras, os pés grandes
e sujos, refletem muito bem o trabalho duro e braçal desse homem.
“O Derrubador Brasileiro” foi exposto
pela primeira vez em 1880, no Salão de Paris. No Brasil, o quadro teve a sua
primeira apresentação pública em 1882, quando o artista regressou ao paí e fez uma exposição individual das suas obras na Academia Imperial de
Belas-Artes, no Rio de Janeiro.
Alguns críticos de arte acreditam que
durante o período em que esteve em Paris, Almeida Júnior teria visto os quadros
de Gustave Coubert ( 1819-1877 ), o mestre da pintura realista que retratava a
vida cotidiana das pessoas mais humildes e sem posses. O mestre francês
exerceu uma forte influência na arte do jovem pintor brasileiro.
Considerado o pioneiro do Realismo na
pintura brasileira, Almeida Júnior trouxe para a pintura brasileira todo o universo
da vida do campo, algo muito incomum na arte acadêmica à qual ele estava
inserido. Ao levar para a pintura a vida cotidiana do povo brasileiro, Almeida
Júnior prepararia terreno para o nacionalismo na arte brasileira que teria seu
auge durante o modernismo no século XX, presente nas obras de Tarsila do Amaral
( 1886-1973) e Cândido Portinari (1903-1962).
Ficha técnica
Título: “O Derrubador Brasileiro”,
Artista: Almeida Júnior
Ano: 1879
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 225 X 185 cm
Localização: Museu Nacional de Belas-Artes,
Rio de Janeiro, Brasil
Referência: revista "Nossa
História", ano I, n°08, 2004, Editora Vera Cruz
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